Argentina

A Argentina sem dúvida é um dos países mais importantes na produção de vinhos no mundo. Seus exemplares são poderosos, tem sabor e aromas marcados. Por ser muito extenso, existem mais de 200 mil hectares plantados para a produção de uvas viníferas. No país se destacam muitas vinícolas renomadas, como a Catena Zapata, mas até os vinhos mais baratos são excelentes opções em custo benefício.

A uva tinta mais produzida e celebrada é a Malbec, a qual conquistou apreciadores por todo mundo por seu aroma forte, sabor presente e taninos macios. Atualmente, outras uvas também tem ganhado destaque e prestígio no terroir argentino, como a Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Bonarda. Nas uvas brancas, as mais produzidas são a Chardonnay e Torrontés, elas são muito elegantes e aromáticas, produzem exemplares excelentes.

O clima seco e árido, combinado com o sol presente todo o ano, favorece muito a maturação das uvas tintas. O derretimento do gelo das cordilheiras é responsável por parte da irrigação dos vinhedos, isso faz com que as 3 principais regiões de plantio se concentrem ao longo da região Oeste, fazendo fronteira com o Chile.